Tecnica
UMA CÉLULA, DE ACORDO COM O CONTROLE GENÉTICO, POSSUI FORMA RELACIONADA COM A FUNÇÃO QUE DESEMPENHA. NOS VEGETAIS, A MORFOLOGIA É LIMITADA EM RAZÃO DA PRESENÇA DA PAREDE CELULÓSICA CONFERINDO ANGULOSIDADES ÀS CÉLULAS COM ASPECTO ROMBOÉDRICO, ENQUANTO NOS ANIMAIS A NÃO EXISTÊNCIA DA PAREDE PERMITE VARIADOS FORMATOS.
- NO EPITÉLIO ESTRATIFICADO PAVIMENTOSO (DA PELE, POR EXEMPLO), AS CÉLULAS POSSUEM FORMAS POLIÉDRICAS, CONFERINDO UM GRAU DE PROXIMIDADE QUE DESEMPENHA PROTEÇÃO MECÂNICA, BEM COMO EVITANDO A PERDA DE ÁGUA POR DESIDRATAÇÃO, REVESTINDO O ORGANISMO COM MUITA EFICÁCIA.
- NO TECIDO MUSCULAR, A FORMA ALONGADA E A ESTRUTURA DAS CÉLULAS CONTRIBUEM COM A CAPACIDADE DE CONTRAÇÃO E DISTENSÃO.
- NO TECIDO CONJUNTIVO SANGUÍNEO, OS GLÓBULOS VERMELHOS DO SANGUE (AS HEMÁCIAS), COM FORMA ACHATADA E REGIÃO CENTRAL ABAULADA (BICÔNCAVA), PROPORCIONAM MELHOR TRANSPORTE DE GÁS OXIGÊNIO E DISTRIBUIÇÃO AOS DIVERSOS TECIDOS DO ORGANISMO.
- NO TECIDO NERVOSO, AS NUMEROSAS RAMIFICAÇÕES (DENDRITOS E TELODENDROS) DAS CÉLULAS NERVOSAS REALIZAM A RECEPÇÃO DE ESTÍMULOS E A TRANSMISSÃO DE IMPULSOS NERVOSOS, MUITAS VEZES COM GRANDE VELOCIDADE.
- O FORMATO DO ESPERMATOZOIDE, CONSTITUÍDO POR UMA CABEÇA, UMA PEÇA INTERMEDIÁRIA E UMA CAUDA, PERMITE SUA MAIOR MOBILIDADE.
FATORES EXTERNOS PODEM INFLUENCIAR NO COMPORTAMENTO ANATÔMICO DE UMA CÉLULA. A PRESSÃO EXERCIDA PELO AGLOMERADO CELULAR EM UM TECIDO PODE REMODELAR A ESTRUTURAÇÃO DE CADA UNIDADE, VISTO A MALEABILIDADE CONFERIDA PELA MEMBRANA PLASMÁTICA.
O QUE SÃO ORGANELAS CELULARES? O PRIMEIRO A SE FAZER É TENTAR ENTENDER A FUNÇÃO DE CADA ORGANELAS E POR QUE ELAS SÃO TÃO IMPORTANTES. PARA ISSO NADA MELHOR DO QUE UM RESUMINHO BÁSICO, MAS MUITO EFICIENTE. CONFIRA: > RIBOSSOMOS:ESTRUTURAS NÃO-MEMBRANOSAS FORMADAS BASICAMENTE POR PROTEÍNAS E RNA RIBOSSÔMICO (RNAR). TRABALHA NAS SÍNTESES PROTEÍCAS QUE OCORREM NO INTERIOR DAS CÉLULAS.
> CENTRÍOLOS:ESTRUTURAS CILÍNDRICAS FORMADAS A POR FIBRAS