TEcnica
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA DE LIBRAS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Escola Governador Barbosa Lima
RECIFE
2014
FABIANA MUNIZ DE FARIAS
JULIANA RAMOS DE ANDRADE
TÁSSIA CAMILA G. DOS SANTOS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Escola Governador Barbosa Lima
Trabalho apresentado a Profa. Mirelly Lucena da disciplina Libras como requisito para a obtenção de nota referente à 1ª Verificação de Aprendizagem.
RECIFE
2014
1- INTRODUÇÃO (FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA)
No âmbito educacional brasileiro, estamos vivenciando mudanças a partir de alterações significativas propostas e impostas pela recente Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Propiciar escola para todos é considerar o constitucional direito à Educação, direito estes que têm todos os brasileiros todos indistintamente sejam surdos, deficientes físicos, com altas habilidades, cegos, autistas, deficientes mentais, brancos, negros, amarelos, pobres, ricos, rurais e urbanos. Fala-se muito em Escola para Todos, mas geralmente não se diz que escola para todos não é sinônimo de mesma escola.
A educação inclusiva é um fato imposto em muitos países, inclusive no Brasil; entretanto, historicamente, tem havido fracasso na educação de surdos. Por que este fracasso escolar? Apesar dos nossos esforços em educar os sujeitos surdos durante muitos séculos de atendimento e reabilitação de fala, ocorreu um desequilíbrio, gerado pela não escolarização efetiva dos mesmos (STROBEL, K.L, 2006)
Pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior indicam que um número significativo de sujeitos surdos que passaram por vários anos de escolarização apresenta competência para aspectos acadêmicos muito aquém do desempenho de alunos ouvintes, apesar de duas capacidades cognitivas iniciais serem semelhantes. Uma evidente inadequação