como funciona o som
O nível seguro de som para a audição humana é de até 60 decibéis de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para você ter uma ideia, se você está num show de rock numa distância de 1 a 2 metros da caixa de som, estará exposto a 105-120db, acima do recomendado pela OMS. Ou você ouvindo seu MP3: saiba que ovolumenesses aparelhospode chegar a 100-110 decibéis.
VEJA AQUI 10 DICAS PARA PROTEGER A SUA AUDIÇÃO
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), no Brasil cerca de 15 a 20 milhões de pessoas têm zumbido. Destes números, 15% sente algum incômodo e resolve procurar ajuda médica. A principal causa de zumbido é a perda de audição. Cerca de 30 a 35% das perdas ocorrem por causa da exposição a sons intensos. Quanto maior a intensidade, maior a chance de desenvolver a surdez ainda que a exposição seja por um período menor. Mas aí vem a preocupação: essa surdez relacionada à exposição a sons intensos é “cumulativa”, ou seja, uma vez interrompido o fator causador (que é a exposição ao ruído), a perda de audição para, mas não regride.
E essa perda auditiva não escolhe faixa etária, embora uma categoria de pessoas esteja mais vulnerável aos sons intensos: os motoristas de ônibus e as pessoas expostas constantemente aos barulhos da cidade. Quem garante é a fonoaudióloga da Clínica de Especialidades Integrada, Ana Paula Bautzer.
“Uma pesquisa realizada pela Unicamp nos revelou que 80% dos passageiros e condutores de veículos grandes, ônibus e caminhões sofrem com a perda de audição. Os números são alarmantes, sendo necessário agir para preservar o bem estar”, explica Ana que ainda faz um alerta: se você é daquelas que adora ouvir música no alto volume, é preciso tomar cuidado porque também é prejudicial à saúde.
Ao ouvir música com fones de ouvido, uma dica bacana é optar por fones de conchas porque distribuem melhor o som e prejudicam menos a audição. Outro defeito, explica Ana Paula, é que as pessoas abusam das músicas