Logistica
Globalização -> empresa competitiva = capacidade produtiva + produto disponível, atendendo Preço, Prazo e Qualidade.
Logística -> envolve fluxo de bens, serviços, informações e documentos do fornecedor para a fábrica e desta para o consumidor.
Objetivo-> satisfazer o consumidor tornando disponível o produto certo, no prazo e local combinados, com a qualidade, a um custo competitivo.
Transporte -> responde por cerca de 1 a 2 terços dos custos logísticos e é fundamental no atendimento ao cliente.
Logística de operacional passa a ser componente estratégico. Prestação de serviços logísticos é elemento: capaz de criar valor; manter ou gerar vantagem competitiva sustentável; relacionado à lealdade do cliente, podendo contribuir para a rentabilidade da empresa.
Serviço logístico – fatores fundamentais:
Disponibilidade – capacidade de possuir o produto em estoque.
Desempenho operacional – comprometimento com o prazo de execução esperado. Compreende: velocidade, consistência e flexibilidade.
Confiabilidade – relacionada com a disponibilidade e com a capacidade de desempenho operacional. Inclui ainda a capacidade de fornecer rapidamente informações precisas ao cliente sobre operações logísticas e andamento do pedido.
Atividades Logísticas de apoio: Armazenagem; manuseio de materiais; embalagem de proteção; obtenção; programação de produtos; manutenção de informação.
Objetivos operacionais: Resposta rápida (mesmo que seja informação); discrepâncias mínimas (erro, defeito no produto, etc.); otimização dos transportes; manutenção da qualidade; serviço pós-venda.
O desenvolvimento da logística busca eliminar ou ao menos reduzir: Burocracia (documentos, exigências, etc.); demoras; erros; defeitos; retrabalho e tarefas desnecessárias. Para gerar vantagens competitivas depende de:
- Identificação, apuração e análise de cada elemento de custo
- Otimização dos recursos existentes
- Estabelecimento de parcerias (parceria