tecnica juridica
SUMÁRIO INTRODUÇÃO.......................................................................................04 DESENVOLVIMENTO
1. O CONCEITO DE TÉCNICA..................................................................05
2. CONCEITO E SIGNIFICADO DA TÉCNICA JURÍDICA........................05
3. ESPÉCIES DE TÉCNICA JURÍDICA.....................................................05
4. CONTEÚDO DA TÉCNICA JURÍDICA..................................................06
5. CIBERNÉTICA E DIREITO....................................................................08
6. O DIREITO COMO TÉCNICA E CIÊNCIA.............................................08
CONCLUSÃO.........................................................................................09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICOS
INTRODUÇÃO Ao se analisar o aspecto atingido pela evolução da sociedade moderna, percebe-se que houve mudanças significativas em relação à formação e desenvolvimento do Direito, este que nasceu devido à necessidade de regularização das relações humanas e de proporcionar a paz e a prosperidade no âmbito social, sofreu alterações no decorrer do tempo devido à ação de determinadas técnicas que se aliam junto à ciência do Direito para atender aos interesses humanos.
Onde quer que tenham criado unidades de organização social, os homens têm procurado evitar o caos, estabelecendo em seu lugar uma forma qualquer de ordem em que se possa viver. O homem inserido em sociedade necessita de regras de conduta social para que seja possível o convívio e o bem comum. Para isso, surgiu o Direito e suas normas que consiste num modelo de conduta social a ser seguido, visando à ordem, a paz, a segurança e o bem comum. Nesse sentido, o Direito utiliza-se de técnicas jurídicas que funcionam como motores da vida social e do Direito. Divididos sob elementos eles condicionam os fenômenos sociais e, em conseqüência, induzem transformações no Direito.