Carta ao Leitor
Disciplina: Leitura e Produção de Textos
Profª: Denise Queiroz Novaes
Aluno: Pedro Canton de Oliveira
Curso: Ciências Contábeis
Matrícula: 487528
Atividade Aberta 06
1ª Parte – Carta ao Leitor
Por gentileza, sou advogado e gostaria que o texto abaixo fosse publicado na seção
Cartas da Revista Veja. Obrigado.
Direito e Especialização
A “profissionalização genérica” abordada por Cláudio Moura de Castro em seu texto “O Sofisma da Especialização” publicado na Revista Veja de 04 de abril de 2001, é imprescindível para todas as profissões, inclusive para o operador do Direito.
O Direito, enquanto ciência social aplicada é divido em várias áreas de conhecimento, cada uma buscando dirimir conflitos através de princípios, fontes e regras próprias. O estudante de direito, ao longo de seus cinco anos de graduação, deverá estudar Direito trabalhista, cível, tributário, administrativo, empresarial, ambiental, entre outros. Em cada um destes ramos do Direito, ainda existem questões específicas que demandariam uma vida inteira de estudos. Exemplificativamente, no
Direito Administrativo, existem profissionais especializados em licitações públicas e outros em intervenções estatais no patrimônio particular. Entretanto, ainda que o
Direito exija de seu operador conhecimentos específicos, não há advogado especializado em licitações que não domine também o Direito Constitucional, Civil e até mesmo Tributário e Ambiental.
Minha experiência profissional corrobora a mensagem que busco transmitir.
Como advogado atuante na área do Direito Societário, especializado em fusões e aquisições de empresas, deparo-me com questões fiscais, trabalhistas, cíveis e até mesmo ambientais (sem mencionar a parte contábil), as quais certamente impactam uma transação comercial. Logicamente, não domino totalmente cada uma destas matérias, mas sem conhecê-las, ainda que genericamente, meu trabalho não seria eficiente do ponto de vista jurídico e financeiro.