tecnica de crol
Realizado por: Fábio Santos
O Crol é uma técnica ao qual é executado na posição ventral, com movimentos alternados evitando assim oscilações de velocidade, sendo este executado com movimentos simétricos, recorrendo a movimentos motores tanto pelos membros superiores como pelos membros inferiores, garantido desta forma uma constante propulsão.
Esta técnica é sem duvida a mais utilizada, sendo esta a mais eficiente e a mais rápida.
Principais características do crol:
Posição ventral do corpo (barriga voltada para baixo);
- Movimentos alternados e coordenados das extremidades superiores e inferiores;
- Rosto submerso, com água na altura da testa, olhando para frente e para baixo;
- Respiração lateral, com rotação da cabeça, coordenada com os membros superiores para realizar a respiração.
- Um ciclo consiste numa braçada com o membro superior esquerdo e outra braçada com o membro superior direito e um número variável de pernadas.
Posição do corpo
A posição do corpo deve manter-se o mais próxima possível da posição hidrodinâmica fundamental.
Alinhamento lateral
Sendo o Crol uma técnica alternada, os desvios mais frequentes e mais importantes ocorrem em relação ao alinhamento lateral do corpo. Com efeito, quando um nadador está na água, está como que suspenso no fluido e qualquer movimento segmentar que crie forças com linhas de acção laterais (em relação ao sentido de deslocamento do corpo), conduzirá a uma reacção aplicada noutro segmento corporal, que o desvia do alinhamento corporal. Deste modo, a resistência de forma e a resistência de onda aumentarão, já que será mais vasta a superfície frontal de contacto quando a bacia e os membros inferiores oscilam lateralmente. O papel equilibrador básico cabe ao batimento dos membros inferiores que exerce ciclicamente pressão sobre a água em direcções laterais, acompanhando o rolamento do tronco e, consequentemente, a acção dos membros superiores.