Tcc nutrição
Pedagogia – EAD
A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA FORMAÇÃO INTEGRAL E NOS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientador: Profª Esp. Renata Andrea Fernandes Fantacini
BATATAIS – SP
2011
A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA FORMAÇÃO INTEGRAL E NOS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESUMO
Muito bem! É a última etapa a ser feita.
Palavras Chaves: Escola. Formação Integral. Educação Alimentar. Educação Infantil
INTRODUÇÃO
Este artigo visa mostrar a importância da escola na formação integral da criança, ou seja, uma formação unindo as funções de educar e formar cidadãos conscientes, preparando-os para uma vida digna e, principalmente, saudável. Entre as várias áreas do conhecimento que a escola deve trabalhar com o aluno, uma que tem tido importância crescente nos últimos anos é a educação alimentar.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), as pesquisas mostram que a cada dia vem crescendo o número de crianças obesas no país, em 2008, o excesso de peso atingia 35% das crianças maiores de cinco anos. A obesidade infantil está sendo um dos problemas de saúde que mais cresce no mundo inteiro. De acordo com a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), no Brasil, o índice de crianças obesas é maior que desnutridas e várias pesquisas mostram que cerca de 15% dos jovens estão acima do peso.
Esse quadro chama atenção, pois a obesidade infantil acarreta uma série de complicações na infância como também na vida adulta. Dentre as complicações mais comuns podemos citar o diabetes, o colesterol alto, a hipertensão, doenças crônico degenerativas e até o câncer (VITOLO, 2003).
Por esse motivo faz se necessário apontar a importância da escola na formação integral e na formação dos bons