tcc nutriçao
Introdução
Conceito de hortaliças minimamente processadas
Definição das mesmas
O mercado no Brasil e no mundo desses produtos
Os produtos mais consumidos (hortaliças)
Vantagem e desvantagem das hortaliças minimamente processadas
Etapas de produção
Colheita das hortaliças
Transporte
Recebimento
Seleção e tratamento final
Pré – lavagem
Corte
Sanitização e enxágüe Centrifugação
Pesagem, selagem e etiquetagem.
Embalagem secundária
Armazenamento sob refrigeração
Distribuição
Contaminação microbiológica
Métodos e matérias de análise
Manual de métodos de análises microbiológica em alimentos
Análise em laboratório de microbiologia
Resultados e discussão
Introdução
Devido as acentuadas mudanças no estilo de vida das pessoas onde o crescimento em razão de alguns grupo de consumidor ,busca rapidez na alimentação e conscientização da necessidade de uma dieta saudável com qualidade (Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais ).
É cada vez mais comum nos das de hoje encontrar em supermercados , quitandas, sacolões . Hortaliças já lavadas e higienizadas, prontas para o consumo (Embrapa Hortaliças).
Fatores que contribuíram para o aumento de demanda por esses produtos, e a participação da mulher no mercado de trabalho e um ponto significativo relacionado com o aumento. (Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais).
Acredita-se que a segurança caracteriza-se a qualidade químico-física e microbiológica dos produtos minimamente processados. (Embrapa Hortaliças)
Nos últimos anos a crescentes relatos de doenças infecciosas associadas ao consumo de frutas e hortaliças minimamente processadas. O que tem despertado o interesse de agencias regulatório, como a ANVISA ( Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), e instituto da defesa dos direitos dos consumidores, como é o caso IBEC Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (ANDRADE, etal 2004)
É, evidenciado a contaminação oriunda da