Taylorismo
Este trabalho consiste em apresentar o sistema desenvolvido por Frederick Winslow Taylor, suas ideias, teorias, consequências positivas e negativas.
O Taylorismo é uma forma de organização de produção criado por esse jovem americano que com suas técnicas expandiu a produção industrial, baseando-se na medição do tempo em que os operários levavam para produzir dessa forma os pressionando há um trabalho de extrema agilidade para o término de sua tarefa.
Assim nascia o jeito dos patrões controlarem seus funcionários, através do método que revolucionária as empresas e principalmente a relação patrão e funcionários.
[…] Ele fez a alegria dos patrões e a tristeza dos funcionários. Depois de Frederick Winslow Taylor e seu implacável cronômetro o mundo nunca mais foi o mesmo. (Cássio Starling Carlos).
2- TAYLOR O IDEALIZADOR
Frederick Winslow Taylor foi um jovem americano nascido em 1856.Desde os tempos de escola Taylor já comparava o tempo gasto por diferentes indivíduos na execução de uma mesma tarefa. Ao término de seu ensino médio o objetivo de Taylor era ingressar na Universidade de Harvard para estudar direito,porém problemas de saúde o impossibilitaram de prosseguir seus estudos.
No ano de 1875, Taylor empregou-se como aprendiz em uma fábrica metalúrgica cujo os donos eram conhecidos de sua família.
3- TAYLORISMO
Ao chegar na fábrica Taylor percebeu que os operários realizavam seu trabalho do modo que achavam melhor e no ritmo que queriam, ele também pode observar que os trabalhadores tinham um certo controle de ritmos e movimentos nos processos de trabalho por parte dos operários mais experientes e que eram eles que ensinavam aos novos operários da fábrica os trabalhos a serem realizados nas fábricas.
Desse modo os conhecimentos ficavam concentrados nos operários mais antigos,que reduziam o ritmo de produção para prejudicar e tirar um pouco do lucro de seus patrões, além de dar a eles um certo tipo de autoridade no