A Protecao E Defesa Do Consumidor E Suas Repercussoes Na Atividade Empresarial
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
LUIZ CARLOS RODRIGUES DOS SANTOS
A PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR E SUAS REPERCUSSÕES NA ATIVIDADE EMPRESARIAL
Produção única apresentada no curso de Administração da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Economia (Augusto), Direito Empresarial (Hirlidan), Organização, Sistemas e Métodos (Reginaldo) Direito Trabalhista (Sidinei), Teoria Geral da Administração II (Reginaldo) no 3º período, sob a orientação da professora Sílvia Manoela.
Paripiranga
Maio de 2013
A PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR E SUAS REPERCUSSÕES NA ATIVIDADE EMPRESARIAL
Na atualidade, para que as empresas consigam atuar e explorar em mercados consolidados e competitivos ou em novos é necessário criar valor para os consumidores, como forma de atraí-los e estabelecer um vinculo com a empresa mediante o oferecimento de produtos e prestação de serviços. Diante disso emerge a importância em discutir proteção e defesa do consumidor e suas repercussões na atividade empresarial.
O contexto inicial da relação de consumo mostram duas características essenciais, ou seja, a antiguidade das mesmas, uma vez que referem-se aos primórdios da civilização humana, e sua naturalidade na vida social, onde esta se caracteriza por um constante intercâmbio de bens e serviços visando a satisfação das mais diversas necessidades. Os próprios princípios da vida em sociedade em que há um respeito recíproco quanto a liberdade individual do indivíduo, são os pressupostos para e existência das relações de consumo. Nesse sentido Bauman diz que:
[...] O consumismo chega quando o consumo assume o papel-chave que na sociedade de produtores era assumida pelo trabalho [...] De maneira distinta do consumismo, que é basicamente uma característica e uma ocupação dos seres humanos como indivíduos, o consumismo é um atributo da sociedade [...] (BAUMAN, 2008, p.41).
A própria evolução social