Taylor e Ford
Taylor e o movimento da administração cientifica.
Na passagem par aoséculo X X temos Frederick Winslou Taylor, que á a figura central da administração cientifica, Taylor era reconhecido pela sua liderança.
Taylor nasceu em 1856 na Pensilvânia, prestou direito em Harvard, mas tounou-se trabalhador.
Em 187 e 1878 trabalhou em uma empresa de bombas hidráulicas onde começou a identificar os primeiros problemas de falta de administração.
No mesmo ano de 187 ele começa um novo trabalho na Midvale stell, onde fica por 12 anos, essa empresa era uma usina siderúrgica, onde acaba sendo engenheiro chefe, foi ai que ele observou os problemas da fabril.
• Falta de incentivo aos trabalhadores
• Administração sem divisão de responsabilidades
• Administradores que davam palpites e não tinha certeza do que estavam fazendo.
• Trabalhadores que não cumpriam suas tarefas
• Gerentes que não queriam conversar com os trabalhadores para incentivá-los melhor.
Inicio do movimento da administração cientifica.
O berço da administração cientifica foi a (ASME) sociedade americana dos engenheiros mecânicos, fundada em 1880, onde Taylor era sócio.
Os trabalhadores estavam descontentes com o serviço achando que seus esforços beneficiariam apenas os seus chefes.
Nessa situação Taylor apresenta o primeiro trabalho de administração cientifica em 1895, que se chama A piece- rate- system (um sistema de pagamento Poe peças) onde ele iria descobrir quanto tempo um trabalhador dando o melhor de si levaria para fabricar as peças para uma remuneração razoável. Ele também faz um estudo científico e exato para descobrir a velocidade máxima em que o trabalhando poderia ser feito onde chama de estudo sistemático do tempo cronometrado.
Segunda fase da administração cientifica
Aquestão dos salários ficou em segundo plano nesta 2° fase da adm cientifica, Taylor foca na produtividade do trabalhado para aprimorar seus métodos.
E nesta fase ele faz um