Taylor E Ford
Administração Empresarial
Trabalho de Teoria da Administração
Taylor e Ford
Alunos: Lenon Cardoso Morales, Gustavo Moreira Matrículas: 83730, 86406 Data: 17/03/2015
1 INTRODUÇÃO
Taylor Frederick Winslow é considerado o pai da Administração Científica, criou o Taylorismo que é a forma de organizar os trabalhadores no processo de produção, adotando métodos de trabalho considerados científicos e mais eficientes baseado na intensificação do ritmo de trabalho em busca da eficiência empresarial. Henry Ford foi um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company, autor dos livros "Minha filosofia de indústria" e "Minha vida e minha obra", e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo - “Fordismo”. Seus modelos de automóveis revolucionaram os transportes e a indústria dos Estados Unidos.
2 DESENVOLVIMENTO
O início da carreira de Taylor foi como operário passando a capataz, até chegar a engenheiro (começando por baixo, junto com os operários no nível de execução). Efetuou trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os movimentos e processos de trabalho racionando-os e aperfeiçoando-os. Notou que um operário mediano com equipamentos disponíveis produzia pouco, percebendo assim que um trabalhador de grande produção poderá se acomodar e produzir menos que sua capacidade caso perceba que recebe o mesmo valor remuneratório de seu colega.
Taylor verificou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas ao observar os companheiros vizinhos. Entendeu que isso levava a diferentes métodos para fazer a mesma tarefa e uma grande variedade de instrumentos em cada operação. Notou que como existe sempre um método mais rápido e um instrumento mais adequado que os demais eles podem ser encontrados e aperfeiçoados através da análise científica e do estudo