Planejamento Contra Inc Ndio
Planejar
A sobrecarga na instalação é uma das principais causas de incêndios. Se a corrente elétrica está acima do que a fiação suporta, ocorre superaquecimento dos fios, podendo dar início a um incêndio. Por isso: não ligue mais de um aparelho por tomada, pois essa é uma das causas de sobrecarga na instalação elétrica; não faça ligações provisórias. Tome sempre cuidado com as instalações elétricas. Fios descascados quando encostam um no outro, provocam curto-circuito e faíscas. Chame um técnico qualificado para executar ou reparar as instalações elétricas ou quando encontrar um dos seguintes problemas:
Constante abertura dos dispositivos de proteção (disjuntores);
Queimas freqüentes de fusíveis;
Aquecimento da fiação e/ou disjuntores;
Quadros de distribuição com dispositivos de proteção do tipo chave-faca com fusíveis cartucho ou rolha, devendo ser substituídos por disjuntores ou fusíveis do tipo Diazed ou NH;
Fiações expostas (a fiação deve estar sempre embutida em eletrodutos);
Lâmpadas incandescentes instaladas diretamente em torno de material combustível, pois, elas liberam grande quantidade de calor;
Inexistência de aterramento adequado para as instalações e equipamentos elétricos, tais como: torneiras e chuveiros elétricos, ar condicionado, etc., evite aterrá-los em canos d’água.
Importante saber que toda a instalação elétrica tem que estar de acordo com a NBR 5410. Assim, antes de instalar um novo aparelho, verifique se não vai sobrecarregar o circuito. Utilize os aparelhos elétricos somente de modo especificado pelo fabricante.
Somente pessoas habilitadas devem realizar consertos ou modificações nas instalações de gás. Sempre verifique possíveis vazamentos no botijão, trocando-o imediatamente caso constate a mínima irregularidade. O botijão que estiver visualmente em péssimo estado deve ser imediatamente recusado. Para verificar vazamento, nunca use fósforos ou chama, apenas água e sabão.