Expectativa De Vida Na Europa
A Suécia é o país da Europa com a maior expectativa de vida para os homens (de 79,6 anos em 2010) e também onde os idosos vivem mais tempo em boa saúde, segundo estatísticas publicadas nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisa e de saúde médica (Inserm). A França e a Espanha são os países onde as mulheres vivem mais.
A pesquisa calculou a expectativa de vida sem incapacidade (EVSI), uma noção relativamente recente, que representa a “duração da vida em boa saúde”, explica o Instituto Nacional de Pesquisa e de saúde médica (Inserm). Ela é calculada considerando o tempo médio passado por uma população sem sofrer limitações por razões de saúde.
A EVSI é obtida dividindo a expectativa de vida em duas partes, com e sem incapacidade, e se tornou um indicador importante para o desenvolvimento de políticas da União Européia. O índice foi introduzido para apreciar a qualidade de vida e o estado de saúde dos europeus.
Para os homens, é na Suécia que a EVSI é mais elevada, com 71,1 anos para 2010. Com relação à esperança de vida total de 79,6 anos, os suecos passam em média 90% da vida em boa saúde, o que constitui um recorde europeu.
Por outro lado, na República Eslovaca a expectativa de vida homens sem incapacidade é de somente 52,3 anos, a mais baixa da Europa. Em média, os eslovacos passam quase 20 anos com “limitações em suas atividades normais”.
A média européia de EVSI masculina é de 61,3 anos para uma expectativa de vida total de 76,7 anos (trata-se de números 2009, mais recentes).
Para as mulheres, a França e a Espanha mostram a melhor expectativa de vida (85,3 anos em 2010). Mas a classificação não é o mesmo para a EVSI, Malta (71,6 anos) e Suécia (71 anos) ficam em primeiro lugar.
A Bulgária tem a menor expectativa para as mulheres, entre os países europeus (77,4), mas também é o país onde o número de anos passados com incapacidade é o menor (EVSI de 67,2 anos, sempre em 2010).
Esses números foram publicados, nesta