Paises altamente industrialiazados
2289 palavras
10 páginas
PAÍSES EUROPEUS OCIDENTAIS ALTAMENTE INDUSTRIALIZADOS Na Europa, há um grupo de países altamente industrializados. Nesses países encontram-se grandes transnacionais da Europa Ocidental, empresas de grande porte que desenvolvem atividades industriais diversificadas, inclusive, algumas atividades do setor primário, muito mecanizadas atualmente. Conjugando diferentes atividades econômicas e diferentes localizações geográficas, as empresas transnacionais asseguram lucros contínuos e cada vez maiores, e a sua complexa organização permite que enfrentem melhor as crises periódicas da economia mundial.
1. ALEMANHA Apesar de se encontrar destroçada no fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha conseguiu se reconstruir graças aos financiamentos e investimentos obtido dos Estados Unidos por meio do Plano Marshall. Hoje, é a economia de mercado mais importante da Europa Ocidental e uma das grande potências econômicas do mundo. As indústrias de base continuam sendo de fundamental importância para a Alemanha, tanto que as poderosas empresas siderúrgicas instaladas em suas maiores jazidas de carvão no século XIX, principalmente nos vales do Reno e do Ruhr, constituem algumas de suas transnacionais mais notáveis. Graças às atividades siderúrgicas, surgiram outras indústrias nesse vale: mecânicas, químicas e de metais não-ferrosos. Assim, no setor de indústria mecânica, a Alemanha é o primeiro exportador mundial de máquinas-ferramentas.
A região renana, que engloba os vales dos rios Reno e dois de seus afluentes (Meno e Ruhr), é a mais industrializada da Alemanha, com destaque para as cidades de Frankfurt, nas margens do rio Meno, e de Colônia, Essen, Dortmund e Düsseldorf, nas proximidades dos rios Reno e Ruhr. Além de altamente industrializada, Frankfurt é o principal centro financeiro do país e o segundo da Europa, depois de Londres.
Mais recentemente, duas outras regiões vêm se destacando pela industrialização avançada, baseada nos novos setores de ponta