Taylor e ford
A passagem para o século XX marcou o início de um grande avanço para a administração. Impulsionado pela expansão da Revolução Industrial. Qualquer empresa moderna utiliza princípios de Taylor, técnicas de produção de Ford e estrutura de Sloan.
Um dos participantes mais importantes do movimento da administração cientifica foi Frederick W. Taylor. Não só por causa de sua de sua contribuição, mas também pelo seu reconhecimento como líder. Taylor começou observar problemas nas operações fabris da empresa Midvale Steel, em que trabalhava. A partir das suas observações ele desenvolveu um sistema de administração de tarefas, que mais tarde ficou conhecido como o sistema Taylor, Taylorismo e, depois Administração científica.
O movimento da administração científica se desenvolveu em três fases:
*PRIMEIRA FASE: Caracterizada pelo ataque ao problema dos salários; estudo sistemático do tempo; definição de tempos-padrão e pelo sistema de administração de tarefas.
*SEGUNDA FASE: Marcada pela ampliação de escopo (finalidades, objetivos) da tarefa para a administração e pela definição de princípios de administração do trabalho.
*TERCEIRA FASE: Aconteceu a consolidação dos princípios; a proposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa e a distinção entre técnicas e princípios.
Taylor, Frank e Lillian Gilbreth, Henry Gantt e Hugo Musterberg,foram grandes colaboradores da Administração Científica. Frank e Lillian Gilbreth eram casados e juntos desenvolveram grandes trabalhos como o estudo de movimentos e da fadiga e a psicologia aplicada. Também propuseram a redução da jornada de trabalho e a implantação ou aumento de dias de descanso remunerado.
Henry Gantt foi consultor em administração. E mais tarde foi para o governo durante a Primeira Guerra Mundial. Depois de observar problemas características do comportamento humano, como resistência a mudança e normas grupais, que interferiam na produtividade; Gantt desenvolveu um gráfico