tatuagem
Para contextualizar o assunto torna-se necessário definir alguns conceitos que serão discutidos ao longo deste trabalho. O primeiro deles é o mais importante, pois é o tema da pesquisa, a definição e origem da tatuagem.
A palavra tatuagem tem origem vem da palavra tattoo, que foi cunhada pelo navegador inglês James Cook, que em suas viagens pela Oceania teve contato com a técnica de dermopigmentação utilizada por alguns povos da Polinésia. A tatuagem era feita com ossos finos como agulhas e um martelinho para introduzir a tinta na pele. Nas língua dos taitianos e samoanos "tatah" e "tah-tah-tow", significavam marcar o corpo (KRAKOW:1994). Cook registrou em um de seus diários o som da palavra como “tattow” que originou o termo em inglês que conhecemos.
Com o aumento da navegação no século XVII a tatuagem foi difundida através dos marinheiros ingleses, que encontraram em suas viagens amostras dessa arte em diferentes culturas. Isso demonstra que a prática da tatuagem é utilizada por diversas civilizações há milênios. “A arte pré-histórica deixou vestígios sobre a tatuagem ao registrar para a prosperidade desenhos e estatuetas de figuras humanas exibindo pinturas nos corpos, numa evidencia da possibilidade da prática dessa arte há centenas de milhares de anos” (RODRIGUES, 2006, p.15).
Um dos registros mais antigos de que sem tem notícia é de uma múmia de um homem, preservada no gelo, encontrada da cidade de Ötzi, nos Alpes. Este foi o primeiro corpo encontrado tatuado que se conhece, a tatuagem foi feita há aproximadamente 5200 anos.