Tatuagem
Os motivos tribais usados por povos indígenas como forma de expressão, vemos hoje que a influência exercida pelos grafismos continuam avançando forte na cultura da tatuagem no Ocidente. Variando forma e significado, as tribais que tiveram seu auge na década de 90 no Brasil, voltam nos dias atuais trazendo novos padrões tatuáveis como as Maoris, onde se valoriza a representação das formas da natureza e dos animais criando desenhos com encaixes geométricos e padronizados.
Grafismos indígenas brasileiros, uma belíssima forma de desenho abstrato e pouco difundida entre os tatuados . Seus significados também estão intimamente ligados aos animais e à natureza, fonte de vida e conhecimento para eles. Disponíveis com exclusividade na biblioteca do estúdio, o livro “Grafismo Indígena” é uma rica fonte de referência para quem desejar tatuar motivos tribais do Brasil, assim como a série “Raízes” do tatuador Dex ,onde ele apresenta em forma de pintura ,retratos de índios.
A cultura indígena sempre influenciou a arte da tatuagem com imagens de expressivos índios guerreiros ornamentados com cocares, peles de lobos e penas, o que só fortalece a certeza de que estes povos , independente de qual localidade estejam, nos deixam um tesouro, a sua forma de ver o mundo através da arte corporal. Como pinturas corporais ou como tatuagens, estes desenhos gráficos são representações significativas e estéticas que revelam mais do que o