trafico humano para fins de exploração sexual
Antônia Roberta Monteiro de Matos1
Jéssica Bráz Pedrosa2
Marília Silva Da Costa3
Andréia de Lima de Souza4
RESUMO
O Tráfico de Mulheres é uma problemática atual que tem se tornado cada vez mais polêmica, porque existem poucos dados registrados sobre tal assunto. Entretanto sucede-se na realidade, porém não é possível dizer quando ocorre, e para onde as pessoas são levadas devido à falta de informação. O tráfico de mulheres visando à exploração sexual vai diretamente ao confronto com a dignidade, à liberdade, o direito à privacidade, à intimidade e à segurança das pessoas vitimadas. Portanto, discute-se sobre o assunto, pois pessoas perdem familiares e a grande maioria, infelizmente, não os encontra mais. Partindo deste princípio foram abordadas quais as questões que discutem o assunto, apontando as causas socioeconômicas, e principalmente que medidas de enfrentamento estão sendo desenvolvidas para enfrentar esta prática criminosa hedionda. O tráfico de mulheres para fins sexuais está presente em vários países, sejam esses países receptores de pessoas ou exportadores delas. Portanto, trata-se de uma das expressões sociais da realidade contemporânea e foi necessária uma investigação teórica, discutindo e expondo as razões para que se invista no combate, enfatizando os direitos humanos.
Palavras-chaves. Tráfico, mulheres, Exploração sexual, Direitos Humanos.
1. Introdução
O presente artigo tem o objetivo de pontuar a realidade do Tráfico de Mulheres, que muitos desconhecem, mas que está presente na sociedade há vários anos. Assim, vem apontar as consequências que o tráfico de mulheres vem causando à dignidade das vítimas, e com isso, formular dados e informações deste fato existencial.
Segundo o Relatório do Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (2010), o tráfico de mulheres é efetuado através de aliciadores que induzem vítimas que se