Tarefa Ergonomia
Responsável: Ana Carolina Leal Lisoski Duarte
Identificação da tarefa:. Estudo de Caso.
Tarefa 2
Com base no ambiente de trabalho da Kátia, descrito do texto “Ergonomia – Estudo de Caso Kátia”, disponível na biblioteca, descreva os problemas que podem ser identificados, e as proposições de solução, numa lógica ergonômica.
Os principais problemas são as condições de trabalho relacionadas abaixo, no qual poderíamos atuar para melhorar o atendimento ao cliente trazendo assim a satisfação do mesmo, e principalmente as condições ergonômicas para os funcionários da loja.
1. O balcão de atendimento é muito baixo para a sua estatura;
2. O computador muito útil, mas cria um monte de problemas, pois a interface do programa não é amigável e se confunde com o plano de fundo da tela; 3. O software utilizado é confuso e gera erros: “se todas as funcionárias erram, tem algo errado com o software”;
4. A cadeira que ela utiliza não permite a regulagem;
5. A mesa para o computador não dá suporte para escrever e não há espaço para o teclado e o mouse; 6. A impressora é matricial, lenta, fica distante do computador, pois serve a outros serviços além da emissão da Nota Fiscal, mas fica perto dos clientes.
Esses problemas ergonômicos proporcionados aos trabalhadores poderiam ser facilmente resolvidos se: Reajustasse a altura do balcão a sua estrutura; Substituísse o software utilizado por um mais fácil de utilizar, assim como o plano de fundo da tela; Trocar a cadeira por uma mais confortável que permita regulagem, e a mesa do computador por uma maior; e investir em outra impressora para que possa atender a emissão de Nota Fiscal. Ajudaria também se houvesse a padronização do jeito de se realizar as tarefas, sendo a mesma realizada da forma mais prática e rápida, podendo agilizar no tempo de atendimento ao cliente.
Acredito que com apenas esses investimentos, já teria um grande ganho na agilidade dos atendimentos aos clientes e na saúde dos trabalhadores.