Introdução a ergonomia
CURSO: TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO
DISCIPLINA: ERGONOMIA
PROF ª: MÁRLIS ABREU
INTRODUÇÃO
A
ERGONOMIA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ERGONOMIA
O ser humano constrói sua qualidade de vida e sua saúde a partir das relações consigo mesmo e com o ambiente. Saúde é o estado de bem-estar físico, psíquico e social, capacidade de interação construtiva com o mundo, capacidade de ação. Ela não é apenas a condição fundamental para a qualidade de vida, é também sua expressão mais evidente.
A otimização do trabalho é um fator fundamental para o sucesso de pessoas e das organizações num mundo de alta competição, em que a saúde e excelência de desempenho são aspectos fundamentais.
A saúde é condição primordial para o desempenho e a produtividade ótimos. Fatores como motivação, treinamento e comprometimento compõem junto com a saúde o conjunto de condições que permitem às pessoas tornarem o trabalho um diferencial competitivo de mais alta importância estratégica para as organizações.
O vasto campo de disciplinas voltadas para a relação entre saúde e trabalho é denominado "Saúde Ocupacional". Ele pode ser sistematizado em algumas áreas principais:
Medicina do trabalho => volta-se para o acompanhamento médico dos trabalhadores, por meio de exames especializados e de outras ações que se voltam para a prevenção da doença relacionada ao trabalho e para a promoção da saúde. Outros campos profissionais, como a fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, podem contribuir para a medicina do trabalho.
Enfermagem do trabalho => está estritamente vinculada à medicina do trabalho. O controle da saúde do trabalhador é o foco principal dessa área.
Engenharia de segurança do trabalho => o ambiente específico do trabalho, com seus agentes e riscos químicos, físicos, biológicos e de acidentes, é objeto de estudo da higiene ocupacional. A engenharia de segurança do