Tarefa 4 - Interpretação e implementação da ISO 9001
O texto escolhido na biblioteca virtual foi Para que serve ISO 9001? A escolha se baseia pela realidade do meu dia-a-dia. Verifico que os benefícios trazidos pela ISO 9001 são filtrados pelo capitalismo selvagem no mercado Brasileiro. A norma não certifica as empresas nem produtos mas sim seus Sistemas de Gestão de Qualidade.
Hoje, verificamos de forma fácil, selos como estes: Ao meu ver, a forma correta seria: Empresa com SGQ certificado ISO 9001:2008 ou Empresa com Sistema de Gestão da Qualidade certificado ISO 9001:2008 ou Sistema de Gestão da Qualidade certificado ISO 9001:2008 ou Gestão da Qualidade certificada ABNT NBR ISO 9001:2008 ou Sistema de gestão da qualidade baseado na ISO 9001.
Vendo produto Certificado ISO 9001, encontramos facilmente frases como esta no mercado. Esta prática além de errada vem sendo seriamente analisada e muito discutida por órgãos competentes. Com esta prática algumas empresas acaba, lesando o cliente final com uma informação equivocada, e com isso temos uma ação de marketing considerada falsa.
Estas práticas e imagens devem ser anuladas por pessoas que receberam, cientificamente, treinamentos e conceitos da ISSO 9001.
É importante lembrar que a ISO 9001:2008 é uma norma para Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). Como a maioria das normas, ela possui um texto com ampla possibilidade de interpretação por atender, de uma forma generalizada, a qualquer tipo de organização (empresa), de qualquer segmento ou tamanho. Para se ter uma ideia, até mesmo órgãos públicos e prefeituras podem ter a ISO 9001! Agora, qualquer texto que se proponha a atender “gregos e troianos” não pode ser focado na forma, no como fazer para atender aos requisitos de um SGQ. E logicamente isto ocorre com a ISO 9001:2008. Portanto é correto que ela apenas apresente diretrizes, ou seja, indique os pontos necessários para se ter um SGQ adequado; mas não dê a “fórmula” para isso.
Qualquer organização gostaria de melhorar a forma na qual