Tam linhas aereas
Uma pergunta paira no ar entre os brasileiros hoje: como é que uma pequena empresa, surgida de um piloto oriundo de uma família humilde, pôde superar no mercado interno a grande concorrente, uma empresa com 75 anos de existência, e que durante muitos anos foi a única do Brasil a voar ao exterior?
Essa pergunta não apresenta respostas fáceis nem definitivas. O presente estudo não se propõe a encerrar a questão, mas a apresentar contribuições apoiadas no histórico empresarial da própria TAM, apontando, portanto, seus pontos fortes e suas potencialidades.
A oportunidade dessa incursão é favorecida, além do mais, pela própria visibilidade e importância do setor – que vem passando por um ciclo de reestruturações em caráter global, como palco da chegada das companhias que praticam baixas tarifas.
Isso destaca ainda mais o sucesso da TAM – que cresceu com tarifas acima daquelas praticadas pela concorrência, procurando encantar ao consumidor com sua proposta de estender-lhe um “tapete vermelho”.
OBJETIVOS E METODOLOGIA
O presente estudo de caso procurou abordar uma empresa de sucesso reconhecido no Brasil.
Foram consultadas e confrontadas as fontes secundárias mais importantes: jornais e revistas especializados em negócios, ao longo dos últimos anos. Além disso, a TAM já foi merecedora de um livro de Júlio Lobos – que também foi consultado. Finalmente, existem importantes documentos da própria empresa, bem como escritos do seu fundador, que igualmente mereceram atenção e exame. Cabe destacar que não é um hábito no meio empresarial brasileiro o atendimento de pedidos de informações por parte de estudantes e do público em geral, e, nessa matéria, a atitude da TAM foi da mais completa transparência – sendo digna de nota.
A finalidade do estudo é buscar as raízes do sucesso empresarial da TAM – tendo-se em conta o difícil panorama do setor em todo o mundo, a