Atps adm serviços - tam linhas aéreas
A companhia aérea surgiu em Marília, no interior de São Paulo, depois da associação de dez pilotos; hoje ela opera em 115 destinos.
O comandante Rolim Amaro em frente a um avião da TAM: ele deu início ao processo que transformou a empresa na maior companhia aérea da América Latina.
Com operações em mais de 115 destinos em 23 países, a TAM Linhas Aéreas é a maior companhia do Brasil. Em 2009, a empresa teve receita líquida de R$ 9,9 bilhões e lucro líquido de R$ 1,34 bilhão. A história da empresa teve início no início da década de 60, em Marília, interior de São Paulo, quando a associação de dez pilotos de monomotores criou a A Taxi Aéreo Marília (TAM). No início de suas atividades, a companhia só atuava com o transporte de cargas e passageiros em três Estado do Brasil: Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Seis anos após seu surgimento, o grupo foi vendido ao empresário Orlando Ometto e sua sede foi transferida para a cidade de São Paulo. Em 1971, Ometto convidou Amaro Rolim, que conhecia a TAM desde os seus primeiros anos de operações, para se tornar sócio minoritário da empresa, com 33% das ações. O comandante não demorou muito para conseguir metade das ações da TAM e assumir de vez o comando da empresa. Em 1976, a companhia mudou de nome para TAM Linhas Aéreas. Nesta mesma época, Rolim obteve 67% do capital da nova empresa.
No começo dos anos 80, a TAM consolidou seu crescimento com a chegada do Fokker-27, modelo que substituía os aviões bimotores e ampliava o número de passageiro nos voos. Em 1981, a companhia alcançou a marca de um milhão de pessoas transportados.
O primeiro grande passo da companhia aconteceu em 1986, com a aquisição da Votec. O negócio permitiu a TAM ampliar sua atuação no centro-oeste e a companhia passou a voar também para região norte do País. e-TAM Em 1996, a companhia passou a voar para maioria dos Estados brasileiros. Neste mesmo ano, um Foker 100 da TAM caiu em São Paulo, segundos após decolar, 99