Case da tam linhas aéreas
1.1 FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS
A missão da empresa TAM é aumentar seu Share Of Market e Share Of Mind junto aos consumidores da Classe C.
1.2 IDENTIFICAÇÃO DAS METAS E ESTRATÉGIAS ATUAIS
Atualmente, a TAM já atua na nova Classe Média buscando aproximação com o público. A empresa desenvolveu um projeto de incentivo aos clientes que nunca viajaram de avião a voarem pela primeira vez, com uso de livreto informativo e depoimentos positivos de pessoas que voaram TAM.
2. ANÁLISE AMBIENTAL
2.1 AMBIENTE EXTERNO ECONÔMICO
Com a ascensão da nova Classe C, o perfil do consumidor que busca passagens aéreas aumentou, principalmente para voos nacionais e na América do Sul.
2.2 AMBIENTE TECNOLÓGICO
A nova Classe Média possui contato direto com a internet e preocupa-se em acompanhar os avanços tecnológicos no que diz respeito a informática e telefonia celular. Isso aumentou a procura por sites de venda online e vendas coletivas.
2.3 PERFIL SÓCIO-CULTURAL
O consumidor da Classe C busca qualidade e preço econômico no seu convívio social e cultural. O consumidor tem hábito de frequentar shows ao ar livre, peças teatrais a preços populares e, eventualmente, cinema. É um consumidor que preocupa-se mais com a educação, seja em curso técnico ou adentrando no ensino superior.
3. ANÁLISE DE RECURSOS
As companhias aéreas TAM e LAN concluíram no dia 22 de junho de 2012 o processo de consolidação de suas operações dando origem à LATAM Airlines Group S.A, uma das 10 maiores empresas do segmento no mundo. A nova gigante latino-americana oferece voos para 150 destinos, em 22 países, além do transporte de cargas para 169 destinos em 27 países, totalizando um faturamento anual de mais de US$ 13 bilhões. Sendo entre 2 e 10% o investimento para a campanha publicitária, a TAM possui alto poder de investimento em comunicação.
4. OPORTUNIDADES
Os stakeholders externos, consumidores, são uma