Tam Avioes
A TAM quer deixar de ser lembrada apenas como uma companhia aérea para executivos. Com esse objetivo, a empresa investiu R$ 10 milhões nos últimos dois anos para lançar sua nova estratégia de vendas para o varejo, anunciada nesta quinta-feira (05/08). De olho nas classes C e D, a aérea começa a vender no próximo domingo (08/08) passagens em unidades da Casas Bahia em São Paulo e deve aumentar de 70 para 200 o número de franquias das agências TAM Viagens até 2012.
Atualmente, 75% dos passageiros da TAM viajam a negócios. A companhia quer passar a ser vista, especialmente pelos brasileiros das classes C e D, como uma opção para as viagens de lazer. “Somos historicamente conhecidos como a companhia dos executivos, mas nós precisamos conquistar todos os públicos. O mercado aéreo brasileiro terá um crescimento até duas vezes e meia maior do que PIB nos próximos 20 anos, triplicando de tamanho. E nós vamos aproveitar esse crescimento”, afirma Líbano Barroso, presidente da TAM.
A companhia pretende convencer o consumidor a trocar suas viagens de ônibus por avião, mostrando que o custo benefício de suas passagens é superior. “Para trajetos acima de 800 km, nosso preço é muito competitivo em relação aos ônibus. Para percursos acima de 1 mil km, vira covardia comparar”, diz Barroso.
A ideia é aproveitar os voos da TAM em horários de baixa ocupação – das 10h às 17h e entre 20h e 6h -, que já oferecem as passagens mais baratas, para alocar os novos passageiros das classes C e D. “Não vamos fazer guerra de preços, simplesmente estaremos otimizando o espaço de nossas aeronaves que não é usado durante esse período ”, afirma Barroso.
Comunicação e novos produtos
Sabendo do grande poder de uma boa estratégia de comunicação, a TAM vai inaugurar mais canais de relacionamento com o público das classes C e D. Em 8 de agosto, será colocado no ar o novo site da companhia, com vídeos didáticos destinados aos