Tales de mileto
Tales de mileto (em grego antigo Θαλῆς ὁ Μιλήσιος) foi um filósofo da Grécia Antiga. Ele nasceu em Mileto, antiga colônia grega (atual Turquia) por volta de 624 ou 625 a.C. não se sabe exatamente quando ele nasceu. Ele faleceu em aproximadamente 556, 558 a.C..
Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi fundador da escola Jônica (Escola Jônica foi uma escola de filosofia grega centrada na cidade de Mileto, na Jônia nos séculos VI e V a.C.).
Ele considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à ‘’substância primordial’’ (que constituía a essência do universo) concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um ‘’principio único’’ para essa natureza primordial.
Tales elaborou uma nova forma de pensar, diferente do modelo mítico que encontrava explicações sobre a realidade dos deuses. Suas investigações eram baseadas na observação das coisas, tentando buscar um principio (arkhé) que permanecesse, apesar do fluir das coisas. Tales de Mileto
Ele foi o primeiro filósofo grego que tentou dar uma explicação física do universo, que para ele era um espaço racional, apesar de sua aparente desordem.
‘’Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria. ’’ Tales de Mileto. PITÁGORAS
Pitágoras de Samos (em grego antigo: Ὁ Πυθαγόρας ὁ Σάμιος) foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos entre cerca de 571 a.C. e 570 a.C.
Com 18 anos de idade, Pitágoras já conhecia e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos da época. Através de estudos astronômicos, afirmava que o planeta Terra era esférico e suspenso no espaço (ideia pouco conhecida na época). Encontrou certa ordem no universo, observando que as estrelas, assim como a Terra, girava ao redor do Sol.
Pitágoras recebeu muita influência científica e filosófica dos filósofos gregos Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.