Tales de Mileto
Tales nasceu em Mileto na atual Turquia no ano 624 a.C. Filho de nobres fez viagens ao Egito, onde mediu a altura das pirâmides pelas suas sombras e explicou a inundação do rio Nilo, e à Babilónia onde aprendeu geometria que mais tarde introduziu na Grécia.
Foi o primeiro a usar o raciocínio lógico dedutivo aplicando-o à geometria e o primeiro autor a ter sido atribuída uma descoberta matemática. Isto é o suficiente para ser considerado por alguns como o primeiro matemático. Nesta área são-lhe ainda atribuídas a demonstração de que os ângulos da base dos triângulos isósceles são iguais; demonstração de que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais; a demonstração de que ao unir-se qualquer ponto de uma circunferência aos extremos de um diâmetro AB obtém-se um triângulo retângulo em C e obviamente os Teorema de Tales da intersecção e do círculo.
Foi o primeiro dos 7 sábios da Grécia e é considerado por Aristóteles como o primeiro filósofo. De acordo com Bertrand Russel é mesmo com ele que "A filosofia ocidental começa com Tales.”
Tales tentou também explicar os fenómenos naturais, como os terremotos, os eclipses e a atração de algumas substâncias (origem do magnetismo) sem referências à mitologia, ideia que deu mais tarde origem à revolução cientifica.
Antecipou-se ainda à física de partículas em mais de dois milénios ao procurar definir a substância de que toda a matéria é composta concluindo que esta é a água. Heraclitus Homericus afirma que Tales tirou esta conclusão ao observar substâncias húmidas transformarem-se em ar, lodo e terra.
Concluiu que os eclipses eram a passagem da lua entre a Terra e o sol ao verificar que ambas são iluminadas por este astro chegando a prever o eclipse de 28 de Maio de 585 a.c. Imaginava ainda a Terra como um enorme disco achatado a flutuar na água que tremia quando a agitação da água era demasiada dando origem aos terremotos, mediu o diâmetro aparente do sol com precisão, determinou a