Tales de Mileto
Tales de Mileto foi um matemático grego que viveu aproximadamente, de 624 a.548 a.C. É considerado um dos “sete sábios” da antiguidade. Foi o fundador da escola jônica. Para alguns historiadores da matemática antiga, a geometria demonstrativa iniciou-se com ele. Atribui-se a Tales o cálculo da altura das pirâmides bem como o cálculo da distância de navios no mar. A descoberta de vários fatos geométricos é atribuída a Tales. Entre elas a demonstração do importante teorema que leva seu nome “Um feixe de paralelas determina sobre dois transversais segmentos proporcionais”.
TALES DE MILETO
Tales de Mileto foi o primeiro matemático grego, nascido por volta do ano 640 e falecido em 550 a.C., em Mileto, cidade da Ásia Menor, descendente de uma família oriunda da Fenícia ou Beócia.
Tales foi incluído entre os sete sábios da antiguidade. Estrangeiro rico e respeitável, o famoso Tales durante a sua estadia no Egito estudou Astronomia e Geometria.
Alguns estudiosos consideram Tales o Pai da Filosofia Ocidental. Ele instituiu a Escola Jônica e estabeleceu conhecimentos sobre a ética, a política, a verdade e a totalidade que ainda são estudados e considerados nos tempos contemporâneos. Na filosofia, Tales girava seus pensamentos em torno de assuntos da natureza e seus elementos: Terra, Ar, Fogo e Água. Ele foi um visionário, percebia a realidade muito além de seu tempo.
A sua fama estendeu-se a todo o mundo heleno, graças especialmente à predição de um eclipse do sol, cuja data não se sabe bem ao certo se foi a de 28 de Maio de 585 ou ade 30 de Setembro de 609 a.c.- predição resultante do uso de uma das tábuas compostas pelos Caldeus, que anunciavam os períodos de 18 anos e 11 dias dos eclipses solares.
Proclo, Laércio e Plutano atribuem a Tales não só a transplantação de conhecimentos matemáticos do Egito para a Grécia, mas ainda à descoberta de várias proposições isoladas relativas às paralelas, aos triângulos e às propriedades do círculo, não