Maria Montessori
Maria Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870 na, Itália. Seu pai era oficial do Ministério das Finanças, desde muito jovem, manifestou interesse por matérias científicas, contrariando seu pai que desejava que fosse professora.
Em 1896 Maria Montessori foi a primeira mulher a formar-se em medicina na Itália. Começou um trabalho com crianças especiais na mesma clinica em que se formara, tendo grande êxito levando mais tarde a se dedicar seus experimentos com crianças sem comprometimento.
Criadora do Método Montessori de aprendizagem composto por um material de apoio em que a criança observa e faz as conexões corretas. Ela produz uma série de cinco grupos de materiais didáticos:
Exercícios Para a Vida Cotidiana;
Material Sensorial;
Material de Linguagem;
Material de Matemática;
Material de Ciências.
Estes materiais se constituem de peças sólidas de diversos tamanhos, formas e espessuras diferentes, para o aluno aprender brincando. Um exemplo é o material dourado ainda muito usado nas escolas de hoje.
O método de Maria Montessori demonstrou ter uma aplicabilidade universal. Revelou que a criança pequena pode se distrair com o trabalho intelectual, escolhido de forma espontânea, e de forma prazerosa. Ele supre a necessidade da criança de aprender fazendo, respeitando cada etapa do crescimento mental proporcionando atividades correspondentes com as quais se desenvolvem suas faculdades, conseguindo um sucesso de níveis superiores aos alcançados pelo sistema antigo. Seguindo a personalidade da criança e concedendo espaço para crescer em liberdade e independência biológica, o professor deve tratar cada criança individualmente em cada matéria, e assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais com a criança trabalhando em seu próprio ritmo sem o espírito de competição ou recompensas e castigos, mas tudo realizado com ajuda mútua e com muita alegria. A criança sendo trabalhada de forma livre com suas próprias escolhas, sem