Maria Montessori
Maria Montessori foi médica e educadora na Itália, no início do século XX. O objetivo de seu método construtivista era promover atividades motoras e sensoriais, ela acreditava que a aprendizagem só se dá por fases, e tem três princípios básicos: a liberdade, atividade, e a individualidade. Trabalhando assim a educação dos sentidos, criando matérias como o tão conhecido material dourado que é usado nas escolas Montessorianas e tradicionais até os dias de hoje.
Palavras Chaves: Educação. Individualidade. Liberdade.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 O MÉTODO MONTESSORIANO 7
3 OS MATERIAIS MONTESSORIANOS 12
4 OPOSIÇÃO AO MÉTODO MONTESSORI 15
5 MONTESSORI NO BRASIL 16
6 ESCOLAS MONTESSORIANAS NO BRASIL 17
OBJETIVO 18
JUSTIFICATIVA 18
METODOLOGIA 18
REFERÊNCIAS 19
Métodos Educacionais de Maria Montessori
1 Introdução
Maria Montessori nasceu em Chiaravalle na Itália, em 1870. Graduou-se em medicina no ano de 1896 pela universidade de Roma, convertendo-se assim na primeira mulher médica da Itália. Montessori trabalhou em uma clínica psiquiátrica na Universidade de Roma, foi dentro deste contexto que ela passou a se interessar pelas crianças portadoras de deficiências, pois naquela época estas recebiam tratamentos juntamente com os loucos.
A partir de suas observações, Maria Montessori constatou que a deficiência mental tendia mais para um problema pedagógico do que para um problema médico, e nesse sentido passou a acreditar na necessidade de uma educação especial para as crianças. (STANDING, 1957). Com as experiências adquiridas percebeu a importância de se dedicar a educação de seu tempo, e passou a aprimorar seus métodos no ensino a todas as crianças. Visando especialmente a educação pré-escolar em escolas regulares.
2 O método Montessoriano