demarcação do canteiro de obras
Locação da Referência de Nível
Definir a referência de nível (RN) da obra e a referência pela qual será locada a obra. A referência deve ser fixada, se possível no poste mais próximo ou em local fixo, imutável e ser protegido contra ações externas.
A medição das distâncias é feita com uma trena, que pode ser de aço ou de plástico armada com fibra de vidro. A demarcação poderá ser realizada totalmente com o auxílio de aparelhos topográficos (teodolito e nível), ou com o auxílio de nível de mangueira, régua, fio de prumo e trena, ou ainda, um misto entre os dois.
Definição do Tipo de Locação
Locação por cavaletes
Indicada para obras de pequeno porte e com poucos elementos a serem demarcados, cavaletes estrategicamente locados nos principais alinhamentos.
Sua vantagem é que utiliza uma menor quantidade de materiais
Nesse tipo de locação, os alinhamentos são definidos por pregos cravados nos cavaletes constituídos de duas ou três estacas cravadas diretamente no solo e travadas por uma travessa nivelada pregada nas estacas.
A grande desvantagem dos cavaletes por serem isolados é a dificuldade de se perceber deslocamentos provocados pela circulação de equipamentos e operários, resultando com isso alinhamentos e locações fora do previsto.
Locação por tábua corrida (Gabarito)
A locação por tábua corrida, também chamada de tabela ou tabeira, é indicada para obras de maior porte com muitos elementos a serem locados e consiste em contornar toda a futura edificação com um cavalete contínuo constituído de estacas e tábuas niveladas e em esquadro (polígono em esquadro).
Depois de definidas as linhas do gabarito, sempre que possível distância de 1,20 m ou mais da futura construção, fincam-se no solo os pontaletes que darão rigidez ao cercado, devendo desde já ficarem alinhados e nivelados.
No caso do terreno apresentar uma inclinação acentuada a locação pode ser feita com gabaritos em degraus (patamares),