diversos gestão
Módulo: 2
Atividade: 5.2.2 - posicionamento crítico – tarefa individual
Título: Fábrica Winer
Aluno: Dailson de Almeida
Disciplina: Gestão de Pessoas
Turma: Turma 04 - Fevereiro 2014 - SP1 - GM
Introdução
As práticas de avaliação de desempenho não são novas, pois desde que uma pessoa passou a trabalhar para outra, seu trabalho começou a ser avaliado.
Conforme estudamos os módulos e unidades do curso Gestão de Pessoas da FGV, percebemos que houve uma evolução no tratamento dos colaboradores, os quais passaram de um regime de semiescravidão na aurora empresarial até chegarmos a administração participativa, praticados por cada vez mais empresas atualmente.
Os estudos e a prática colaboram que o ambiente organizacional e o grau de autonomia, dentre outros fatores, são essenciais para uma alta produtividade, fazendo com que haja uma espiral ascendente de inovação e criatividade que resultam em ganhos financeiros e sociais para organização e colaborador.
A Gestão de Desempenho é um reflexo dessa exigência social, sendo que através de sua adoção, pessoas e cargos podem ser alocados nos locais mais promissores conforme suas necessidades, qualidades e habilidades, gerando dessa forma uma harmonia que refletirá no desempenho estratégico da organização e do indivíduo.
O objetivo do presente trabalho é avaliar cada um dos posicionamentos manifestados pelo gestor Jonas, classificando-as como inadequada, adequada em parte ou adequada, com base nos objetivos que devem ser associados à gestão de desempenho.
Demissão de funcionários
Inadequado - O Sr. Jonas espera que a avaliação de desempenho seja uma forma objetiva e racional para o desligamento de um colaborador. Entretanto, esquece ou desconhece que dentre os objetivos da gestão de desempenho está entender o momento atual do colaborador, suas habilidades e competências para que sejam aproveitadas no ambiente de trabalho, sendo que muitas vezes, o desempenho é afetado pelo