sexualidade infantil
No presente trabalho iremos abordar a Sexualidade na Educação Infantil e a partir disso, será comentada a teoria de Freud, que um dos principais autores a falar a respeito deste assunto. As descobertas de Freud sobre a sexualidade infantil provocaram grande espanto na sexualidade conservadora, visto que até esta época a criança era vista como um símbolo de pureza. As fases do desenvolvimento, segundo Freud que são fase oral, anal, fálica, latência e genital.
Além das teorias do filósofos a pesquisa irá abordar e esclarecer algumas dúvidas existentes sobre o tema sexualidade na infância. Dúvidas que não só o profissional da educação tem, mas também pais e responsáveis. Esta fase, no entanto, costuma ser crítica dentro da escola, porque em geral os professores não sabem que atitude tomar ao surpreender a criança tocando nos genitais.
É muito importante que entendamos a importância das descobertas sexuais que as crianças fazem a diferenciação de si e do outro. É necessário que se tome uma atitude no sentido de buscar formas de trabalhar com tais questões junto às crianças e adolescentes e, fica claro ainda o fato de que a escola não muda a sociedade, mas pode, partilhando esse projeto com segmentos sociais que assumem os princípios democráticos, articulando-se a eles, constituir-se não apenas como espaço de reprodução mas também como espaço de transformação outras pessoas. Se depois desta conversa a criança continua a se toca de maneira insistente, o professor deve ficar atento ao fato da criança estar querendo para chamar a atenção.
Será apresentada uma entrevista feita com uma professora de alunos de três e quatro anos, referentes a educação infantil, que esclarecerá alguns fatos que ocorreram em seus anos de docência e certas posições que a pedagoga deve tomar.