Tales de mileto
Anaximandro acreditava que o princípio de tudo são coisas chamadas apeíron e arché, que apeíron é algo que não tenha vida, e arché que tenha vida, tanto no sentido quantitativo (externa e espacialmente), quanto no sentido qualitativo (internamente). Ele diz que o mundo é constituído de contrários, que se auto excluem o tempo todo. O tempo é o "juiz" que permite que ora exista um, ora outro.
Para Pitágoras, o universo é um cosmos, um todo ordenado e harmoniosamente conjunto. O destino do homem consiste em considerar-se a si mesmo como uma peça desse cosmos, descobrir o lugar próprio que lhe está designado e manter em si, e à sua volta, a harmonia que lhe é devida de acordo com a ordem natural das coisas.
Heraclito de Eféso tinha a tese que “Tudo flui”. Nada neste nosso mundo é permanente. Tudo está mudando o tempo todo. A mudança é a lei da vida e do universo. Ele concebe o próprio absoluto como processo, como a própria dialética. O ser é o um, o segundo é o devir. O absoluto se dá a unidade dos opostos. Para ele a essência é a mudança, Para ele tudo está em movimento.
Demócrito ficou famoso por ter descoberto que o átomo é a menor partícula do mundo e tudo está constituído por ela.Ele avançou também o conceito de um universo infinito, onde existem muitos outros mundos como o