Durkheim e weber
Qual o agente envolvido?
A infecção se dá pelo HIV (Human Immunodeficiency Virus – vírus da imunodeficiência humana), vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.
Causas
Transmissão/ Contágio
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da AIDS, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.
Sabendo disso, você pode conviver com uma pessoa portadora do HIV. Pode beijar, abraçar, dar carinho e compartilhar do mesmo espaço físico sem ter medo de pegar o vírus.
Quanto mais respeito e carinho você der a quem vive com HIV/AIDS, melhor será a resposta ao tratamento, porque o convívio social é muito importante para o aumento da auto-estima das pessoas e, consequentemente, faz com que elas cuidem melhor da saúde.
Assim pega
Sexo na vagina sem camisinha
Sexo oral sem camisinha
Sexo anal sem camisinha
Uso de seringa por mais de uma pessoa
Transfusão de sangue contaminado
Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação
Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados
Como a infecção do HIV leva à AIDS/SIDA?
O vírus HIV ataca o sistema imunológico do corpo (defesa) contra doença, enfraquecendo-o, ou seja, uma pessoa que tem o vírus HIV perde gradualmente a proteção desse sistema e começa a experimentar problemas de saúde. Problemas esses pequenos a princípio, como problemas de pele e ferimentos, mas com o tempo estas doenças tornam-se mais sérias. O tempo que o HIV leva para começar a afetar a saúde da pessoa, varia largamente de um indivíduo para outro. Quando uma