Semáforo em vhdl
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
LABORATÓRIO DE SISTEMAS DIGITAIS
PROF DAVID SIMONETT
FRANCISVAL GUEDES SOARES
SEMÁFORO EM VHDL
NATAL 05/2012
Sumário
1 Introdução 1 2 A Atividade Proposta 1 3 O Sistema proposto para o semáforo 1 3.1 A Máquina de Estados 1 3.2 Implementação da MDE em VHDL 4 3.3 O Oscilador 7 3.4 Timer 8 3.5 Sistema Semáforo 9 3.6 Configuração para o kit DE2 da Altera 11 4 Conclusão 13 5 Referências 13
Introdução
O projeto e concepção de sistemas digitais é indispensável para a formação do engenheiro que pretenda trabalhar com eletrônica, tamanha a sua importância prática atualmente. Qualquer dispositivo eletrônico destinado ao público geral atualmente, porta tecnologias de sistemas digitais. Circuitos que anteriormente chegavam a ocupar um andar inteiro de um prédio, hoje são substituídos por pequenos chips que realizam a mesma tarefa, mais rapidamente e consumindo menos energia.
Este trabalho visa implementar um semáforo a partir da linguagem VHDL, O desenvolvimento deste trabalho foi realizado na plataforma Quartos II, no simulador Model Sim e no Kit DE2 da Altera.
A Atividade Proposta
Para avaliação da disciplina de Laboratório de Sistemas Digitais foi proposto a implementação de um semáforo em VHDL para simulação no kit DE2 da Altera. Utilizando os conhecimentos obtidos na disciplina de Sistemas Digitais e Laboratório de Sistemas Digitais.
O Sistema proposto para o semáforo
O sistema proposto para o semáforo dispõe de quatro módulos, um oscilador (divisor de frequências) responsável por diminuir a frequência fornecida pelo Kit DE2 no nosso caso de 27 MHz, um temporizador usado para fornecer os tempos necessários ao vermelho verde e amarelo, a maquina de estados que controla a sequencia de eventos, além de um bloco responsável por unir todos os blocos.
A Máquina de Estados
Nessa primeira etapa do trabalho com as maquinas de estado foi