Durkheim e Weber
01) Qual o papel de Durkheim na constituição da sociologia como ciência?
Durkheim formou-se em Filosofia em 1882, mas em 1885 teve licença para estudar Ciências sociais na Alemanha. Em 1887 em Bordeaux foi nomeado professor de Pedagogia e Ciências Sociais, foi lá que ministrou o primeiro curso de Sociologia criado em uma universidade francesa. Durkheim é que de fato estruturou a sociologia na França e dedicou toda a sua carreira ao desenvolvimento da Sociologia como ciência empírica e objetiva.
02) Por que se diz que a obra de Durkheim reflete os problemas de seu tempo?
Porque ele viveu no período que vai da segunda metade do século XIX até o final da primeira guerra mundial, foi contemporâneo de acontecimentos históricos significativos do período. Durkheim faz uma leitura conservadora da crise social de seu tempo, acreditando ser provocada pelo desregramento, que seria resolvida com a formação de instituições públicas capazes de se impor aos membros da sociedade, e eliminar os conflitos. Ele nunca se utiliza em suas análises de uma teoria das classes sociais e, de fato, se opõe às teorias socialistas e aos seus fundamentos explicativos. Durkheim demonstra uma tendência a subestimar a importância dos fatores econômicos na compreensão dos fatos humanos.
03) Fale sobre o fato social, suas características e exemplifique.
Fato Social: “ é fato social toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma determinada sociedade, aprensentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter (Durkheim, 1978b, p. 11).’’
Durkheim identifica três tipos de características dos fatos sociais:
Exterioridade: diz respeito aos fatos sociais existirem fora do indivíduo, isto é, já existiam antes de seu nascimento e atuam sobre ele, independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente.
Coercitividade: