Tabela Mental de Legislação
Vygotsky
Wallon
Papel da Aprendizagem A aprendizagem acontece quando a informação é processada pelas estruturas cognitivas.
Desta forma, o conhecimento construído vai sendo incorporado às estruturas cognitivas anteriores ou a novas que irão se formando. Estas novas estruturas cognitivas serão estimuladas, a surgir nos indivíduos, a partir de situações desafiadoras e problematizadas a ele apresentada. A linguagem é a ferramenta com a qual mediamos às relações, e assim, podemos considerar que o aprendizado é contínuo e a evolução intelectual é caracterizada por saltos qualitativos de um nível de conhecimento para outro.
Todo aprendizado é necessariamente mediado, tornando o papel do ensino e do professor mais ativo e determinante na educação, cabendo à escola, facilitar o processo de aprendizagem que só pode ser conduzido pelo próprio aluno. Afetividade ganha destaque em seus escritos.
Wallon defende que, no decorrer de todo o desenvolvimento humano, a afetividade tem um papel fundamental.
Tem a função de comunicação nos primeiros meses de vida.
Papel do Professor O papel do professor é ser capaz de criar ambientes de aprendizagem que compreendam o ser humano em sua totalidade, com seus diferentes modos de aprender e diferentes formas de resolver problemas. Sua preocupação central será em formar indivíduos autônomos, criativos, críticos, levando em consideração os aspectos físicos, biológicos, cognitivos, afetivos, culturais e sociais dos aprendizes. Professor, na escola, funciona como impulsionador do desenvolvimento cognitivo da criança. Ao professor cabe apresentar às crianças novas formas de pensamento e conceitos, mas, não sem antes, detectar que condições elas têm de apreendê-lo. A aprendizagem dos alunos se construirá mediante o processo de relação do indivíduo com seu ambiente sociocultural e com o suporte de outros indivíduos mais experientes
Aluno e Professor estão em desenvolvimento