Pne - portadores necessidade especiais
TRABALHO DE FINAL DE CURSO
Inserção de Portadores de Necessidades Especiais em uma Indústria Automobilística
Autor:
Wanderson Braga Neves – Email: wbneves@gmail.com
Resende – RJ Fevereiro / 2012
Dedicatória Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pela saúde, fé e perseverança que tem me dado. A Andressa, minha companheira. A meus filhos Júlia e Rafael, razão maior de meu esforço para concluir este curso. A meus pais, a quem honro pelo esforço com o qual criaram seus filhos, permitindo-lhes condições de galgar êxito em suas trajetórias de vida. A meus amigos pelo incentivo na busca de novos conhecimentos. A todos os professores e professoras que muito contribuíram para a minha formação. Ao meu amigo Luiz Kelly, que me ajudou com todas as informações e dados para meu trabalho.
RESUMO A criação da Lei nº 8.213/91 estabelece cotas para a inclusão do profissional portador de deficiências nas organizações, mas há existência de todo um conjunto de barreiras de caráter estrutural, educacional e social que dificultam essa inclusão. Diante dessa situação foi utilizada uma pesquisa com caráter quantitativo e exploratório, com investigação bibliográfica e documental, gerando um estudo de caso que permitiu analisar a inserção de PNE (portadores de necessidades especiais) numa indústria automobilística, demonstrando-se que, independentemente dos avanços alcançados nos programas de inclusão governamentais, ainda estão presentes em empresas e entidades com e sem fins lucrativos, problemas que podem ser resolvidos sem grandes investimentos e utilizando-se ferramentas que ofereçam a ergonomia e que permitam uma adequação das condições de trabalho às necessidades do PNE.
Palavras - chave: Ergonomia, Inclusão, Portador de Necessidades Especiais, Gestão de Pessoas. ABSTRACT The establishment of Law No.8.213/91 establishing quotas forth inclusion of the disabled