Trabalho sobre dry wall
Curso Técnico em Edificações
Trabalho de Fechamento e Vedação
Drywall
Nome do(s) Aluno(s):
Professora:
Porto Alegre, ____ de ___________ de ______.
Introdução
Quando falamos em paredes, certamente pensamos em uma superfície robusta, rígida e resistente, feita de tijolos ou blocos, assentados com massa de cimento, que é conhecida como alvenaria.
A palavra drywall significa “parede seca”, ou seja, é um tipo de construção que não necessita de argamassa para sua execução, não gerando entulhos como nos métodos quem envolvem a alvenaria.
O Drywall é um sistema de montagem construtiva que consiste de uma estrutura metálica de aço galvanizado com uma ou mais chapas de drywall aparafusadas de ambos os lados e ainda é complementada com lã de vidro para melhorar o seu isolamento acústico.
A estrutura metálica é fixada aos elementos construtivos já existentes na estrutura, os seus perfis já são produzidos com perfurações para permitir a passagem de fios e tubulações para instalações elétricas e hidráulicas.
Bastante adotado no exterior, o sistema chegou há + ou - 20 anos ao Brasil, e vem mudando o conceito de paredes e o processo da construção civil, por ser limpo, rápido, econômico e racional.
Especificações Técnicas
Apesar de parecer frágil, essas chapas, que possuem os dois versos de cartão e o recheio de gesso aditivado, são resistentes.
Isso, porque o pó de gesso nada mais é do que a rocha Gipsita desidratada, em contato com a água, vira pedra de novo.
O sistema é menos resistente a impactos que a alvenaria, mas atende as normas técnicas. Ou seja, ele atende a quesitos de desempenho quanto a peso, impacto, resistência a fogo e a isolamento acústico estipuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Além disso, para áreas úmidas ou que sejam mais propensas ao fogo, há versões especiais.
Na foto abaixo observamos três cores, e cada uma tem uma aplicação.
O