Tabela brasil republicano
Brasil Republicano teve início em 1889.
Ano
Instituição
1890
Escola Normal foi criada por Caetano de Campos. Em São Paulo.
1909
Governo Federal criou dezenove escolas de Aprendizagem e Artíficieis.
Neste período, inícios do período republicano, poucas iniciativas eram voltadas para o ensino profissional e na sua grande maioria eram ensinados ofícios artesanais. Liceu de Artes e Ofícios, de São Paulo atendia as exigências da produção fabril, ensinando o ensino de tornearia, de mecânica e de eletricidade.
1910 a 1920
Os anarquistas que rejeitavam os sistemas públicos por considerá-los ideológicos, atribuíam ao grupo social a responsabilidade pela organização da educação. Fundaram ligas Operárias de Assistências e colônias comunitárias.Introduziram a coeducação: misturavam crianças de vários segmentos sociais , meninos e meninas nas classes ,defendiam a instrução científica e racional,educação integral e o ensino laico.
1920
Universidades do Rio de Janeiro.
1927
Universidades Federais de Minas Gerais.
1934
Universidades de São Paulo (USP) Primeira Universidade organizada de acordo com o Distrito Federal.
1935
Universidade do Distrito Federal, naquela época a capital federal era o Rio de Janeiro. Tinha a frente o pedagogo responsável Anísio Teixeira responsável pelo agrupamento de cinco faculdades e pela contratação de professores estrangeiros.
1936
O governo federal reconhece a Faculdade de Filosofia de São Bento, em São Paulo.
1937
Formação dos primeiros professores licenciados para o ensino secundário.
1937 a 1945
Na vigência do Estado Novo, o ministro Capanema fez reformas do ensino regulamentadas por Leis Orgânicas do Ensino. Foi então criado o ensino Supletivo com duração de dois anos atendendo adolescentes e adultos que não tinham se escolarizado.
1942 Definidos pela Lei Orgânica a criação de dois tipos de ensino profissional:
Um deles mantido pelo sistema oficial