CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA E O MOVIMENTO OPERÁRIO NA PRIMEIRA REPUBLICA
CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA E O MOVIMENTO OPERÁRIO NA PRIMEIRA REPUBLICA
“A História da Classe operária no Brasil percorreu um longo caminho até a eleição de um dos seus membros a Presidência da República em 2002. Essa eleição pro si não garante que uma concepção operária da cidadania passe a vigorar, mas nos deixa sem dúvida mais próximos daquilo que almejava o manifesto”.
Cláudio H. M Batal
1. O MOVIMENTO OPERÁRIO E O CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA.
Para se compreender os movimentos operários e o desenvolvimento industrial brasileiro durante a primeira república, torna-se necessáriouma contextualização, paraassim, alcançar o entendimento do que foieste período tão importante para o crescimento econômico do país que é marco a entrada do Brasil no sistema capitalista.
“Deve-se procurar no processo de transformação das estruturas econômicas e sociais do país, o sentido e a explicação não apenas do novo surto de republicanismo, mas do próprio movimento republicano que tem seu desfecho em novembro de 1889”. (TEIXEIRA; DANTAS, 1980, p. 96).
3. PRIMEIRA REPÚBLICA
“Somos da América e queremos ser americanos. A forma de governo é, na sua essência e na sua prática, antinômica e hostil ao direito e aos interesses dos Estados americanos. A permanência desta forma tem de ser forçosamente, além de origem de opressão no interior, a fonte perpetua de hostilidade e de guerras com os povos que nos rodeiam.” (BELLO, 1870, p. 17).
A primeira república, também conhecida como república velha, por se antepor a república nova, constitui o primeiro momento da organização republicana do Brasil, iniciasse na Proclamação Republicana em novembro de 1889 com o governo de Deodoro da Fonseca e vai até a explosão revolucionária de outubro de 1930que promove a deposição de Washington Luís e impede que o novo