a História do Brasil
1. (Unesp 2012) A Coluna Prestes, que percorreu cerca de 25 mil quilômetros no interior do Brasil entre 1924 e 1927, associa-se
a) ao florianismo, do qual se originou, e ao repúdio às fraudes eleitorais da Primeira República.
b) à tentativa de implantação de um poder popular, expressa na defesa de pressupostos marxistas.
c) ao movimento tenentista, do qual foi oriunda, e à tentativa de derrubar o presidente Artur Bernardes.
d) à crítica ao caráter oligárquico da Primeira República e ao apoio à candidatura presidencial de Getúlio Vargas.
e) ao esforço de implantação de um regime militar e à primeira mobilização política de massas na história brasileira. 2. (Ufpe 2012) O movimento de 1930 criou muitas expectativas na vida política brasileira. Não há que negar a sua importância na reorganização do poder central e nas mudanças administrativas do Estado. No entanto, não devemos esquecer que, nas primeiras décadas republicanas, a sociedade mostrou inquietações e exigiu mudanças. Muitas manifestações operárias aconteceram, mostrando que não existia, apenas, a arrogância do coronelismo. A participação do operariado se deu:
( ) na estruturação de partidos nacionais, com programas marxistas, atuantes na região sudeste, com presença destacada de imigrantes.
( ) na organização de greves nas grandes cidades, com reivindicações que traziam críticas ao governo e às extensas jornadas de trabalho.
( ) na formulação de propostas contra a dominação capitalista, todas de base anarquista e contra a existência das monoculturas.
( ) na articulação política dos sindicatos que criticavam a produção burguesa e defendiam, com frequência, a democracia parlamentar.
( ) nas atividades contra a exploração do trabalho e na busca de organizar os sindicatos de forma mais combativa. 3. (Unicamp 2012) A população brasileira, segundo o censo de 1920, era de