O Início da República
RESUMO
O artigo aqui apresentado pretende mostrar que Muitos historiadores ao se depararem com o assunto “Início da República Brasileira” se prezam nos momentos finais do Segundo Reinado e ápices do movimento republicano. Não se pode esquecer as grandes mudanças que ocorreram desde o século XVIII e principalmente o início do século XIX. Assim, devemos nos atentar a estudar toda a história anterior ao fato, não só local, mas mundial.
Palavras – Chave: História do Brasil, Brasil República, Brasil Independente, Brasil Império, Guerra do Paraguai, Família Real Portuguesa, Colônia de Portugal.
The Beggining of Brazilian Republic
ABSTRACT
The article presented here aims to show that Many historiographer when studying the subject of "Brazilian Republic", get the focus on the ending moments of the Brazilian Imperial Age and the republican moviment. We can't forget the biggest changes of the XVIII and XIX's century. We have to study all the previous local history and previous mundial history.
Key words: Brazilian History, Brazilian Republic, Independence of Brazil, Brazilian Imperial Age, Paraguai’s War, Royal Portuguese Family, Portuguese’s Colony
Introdução
“Os acontecimentos são como a espuma da história, bolhas que, grandes ou pequenas, irrompem na superfície e, ao estourar, provocam ondas que se propagam a maior ou menor distância” . São com estas palavras que inicio meu argumento sobre alguns fatos do início da independência do Brasil que deram espaço e visão para o nascimento da República. Os modelos de revoltas do final da era colonial não foram tão diferentes quanto o início da república. A Guerra dos Mascates, em 1710, tendo como principal ponto a invasão em Recife, deu base para a tomada do poder pelo povo (res publica – coisa do povo) em 1889. Não obstante, a vinda da Corte Real para o Brasil, a