Sódio
Inicialmente conhecido apenas sob as formas de cloreto e carbonato de sódio, este elemento metálico é isolado e descoberto pela primeira vez em 1807 por Humphry Davy, em meio a seus estudos sobre eletrólise (a passagem da corrente elétrica) e seu comportamento em meio a soluções alcalinas, em especial a soda cáustica (NaOH, conhecida cientificamente pelo nome de hidróxido de sódio). Reconhecido como o sexto elemento em abundância na natureza, o sódio constitui 2,6% da composição da crosta terrestre, sendo também o mais abundante dos elementos do grupo de metais alcalinos. Possui ainda a propriedade de conduzir facilmente o calor e a eletricidade, proporcionando assim uma terceira característica, a de exibir oefeito fotoelétrico, ou a capacidade de emitir elétrons quando em exposição à luz.
O nome sódio é originário do latim "soda", nome de uma planta medicinal para a cura de dores de cabeça, e do qual se pode extrair o carbonato de sódio. Já seu símbolo, "Na", deriva da antiga forma latina corrente do nome do elemento "carbonato de sódio" em grego (natrium - oriundo de nítron).
Há presença abundante de sódio no sol e demais estrelas espalhadas pelo cosmo, estando as linhas de sódio entre as mais visíveis de todo o espectro solar. O elemento é comumente encontrado na natureza sob a forma do mineral cloreto de sódio, havendo porém outras variedades dignas de menção, como por exemplo a criolita (fluoreto de alumínio e sódio).
O processo de obtenção do sódio se faz por meio da eletrólise do cloreto de