Sódio
Período Arcaico VIII – VI a.C.
Período caracterizado pelo desenvolvimento das PÓLIS.
• PÓLIS. ╚► Eram as cidades-estado da Grécia Antiga (cada uma com seu próprio sistema político, social, econômico e cultural); tinham, somente, em comum a língua e a religião (falavam a mesma língua e cultuavam os mesmos deuses). =► Seu desenvolvimento provocou profundas transformações nas estruturas política, social e econômica da Grécia Antiga:
Política: substituição da monarquia (“governo de um”) pela aristocracia (“governo de alguns”); Social: o poder político passa as ser exercido pelos cidadãos ( surgimento dos conceitos de Política, Cidadania e Democracia); Econômica: retorno da economia mercantil (com o comércio entre as cidadesestados); utilização de moeda;
=► Formada basicamente pela:
Acrópole: parte mais elevada da cidade, onde ficavam os templos; Ágora: praça central da cidade, onde discutia-se questões de interesse público; Asti: centro da pólis – Mercado;
Khóra: região rural da pólis, onde eram cultivados os alimentos.
=► Reaparecimento da escrita: com função de divulgar os aspectos da vida política e social; =► Mão de obra escrava: base fundamental para economia na pólis (os escravos trabalhavam no campo, enquanto os senhores viviam nas cidades); =► Principais pólis: Esparta, Atenas, Tebas e Corinto.
Acrópole
Ágora
Asty
ESPARTA
LOCALIZAÇÃO
• Ocupava a região da Lacônia, no Peloponeso.
• • •
Fundada pelos dórios por volta do século IX a.C.; Caracterizada pelo forte militarismo; Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados: bem treinados fisicamente, corajosos e obedientes às leis e às autoridades.
Educação
“A educação espartana, não terá mais por fim selecionar heróis, mas formar uma cidade inteira de heróis – soldados prontos a devotarem a sua vida à pátria"
- A responsabilidade pela educação pertencia ao Estado. - Permaneciam com os pais, sob um