Logistica
O Livro a arte da Guerra nos trás muitos ensinamentos que podemos aplicar no campo logístico ou de uma maneira mais ampla no mundo dos negócios. Sun Tzu, o autor do livro, nos mostra de maneira direta e clara a grande importância da estratégia para se alcançar a vitória antes de se entrar em combate com o inimigo.
Podemos traçar um paralelo entre o país e a empresa, o inimigo e a concorrência. Partindo desse ponto podemos identificar os obstáculos que iremos encontrar na logística, assim como os soldados chineses encontravam no campo de batalha.
Sun Tzu monta sua estratégia de forma detalhada, dando importância a todos os pontos que envolvem uma guerra, desde o terreno, pessoas, clima, etc. Desse modo para cada obstáculo, seu exército terá uma postura, sabendo enfrentá-lo da melhor maneira possível.
Os soldados terão que estar motivados. Os generais bem preparados. A provisão de mantimentos não pode ser falha. O terreno tem que ser estudado, assim como o inimigo. A comunicação tem que ser feita com fogo e bandeiras.
Em uma empresa podemos dizer que os funcionários terão que estar motivados, os gerentes bem preparados, a previsão de demanda tem que estar correta, o mercado e os concorrentes tem que ser analisados e a comunicação entre os setores têm que ser sincronizada.
Chegamos a conclusão que o planejamento minucioso que Sun Tzu fazia para as guerras também é de fundamental importância para a logística empresarial atual.
Um planejamento bem feito pode ser o ponto chave para ações logísticas bem