Sócio-Gerente
Prefácio
-- Ah, você programa em jQuery?
Mesmo que essa frase irrite um desenvolvedor experiente, ela é a principal prova de que um framework definitivamente foi adotado em massa pelo mercado, ao ponto de ser confundido com uma linguagem de programação. E esse é definitivamente o caso quando falamos do jQuery - um framework que sem dúvidas revolucionou o desenvolvimento web, simplificando absurdamente tarefas corriqueiras do desenvolvimento web.
A melhor maneira de conseguir explorar todo o potencial que o jQuery pode oferecer, é conhecendo melhor JavaScript - a linguagem da web, e o ambiente onde todo esse código é executado: navegadores e páginas HTML. Vale lembrar que esse mesmo JavaScript extrapolou os limites, e se faz presente no backend, em jogos, servindo de motor para implementações de novas máquinas virtuais, emulação de hardwares antigos e até como linguagem padrão de plataformas inteiras, como Firefox OS e Windows 8!
Sim, o JavaScript passou do estigma de linguagem odiada e mal compreendida a uma das mais interessantes e essenciais. E o jQuery é certamente um dos catalisadores dessa mudança.
Neste livro, Plínio Balduino parte de um código JavaScript, que estava prestes a se tornar impossível de manter, para simplificá-lo com o uso de jQuery, enquanto apresenta o funcionamento do framework por debaixo dos panos. A aplicação JavaScript tem aquele sabor que tanto conhecemos: muita manipulação de DOM e invocações AJAX, de onde começam a brotar IFs e técnicas pouco ortodoxas (as conhecidas gambiarras) para se proteger das incompatibilidades entre navegadores e suas idiossincrasias.
Muitos fizeram apostas para o futuro das linguagens de programação; Hoje vemos que os que apostaram forte em linguagens estáticas estão observando, boquiabertos, a velocidade em que o JavaScript toma espaço no mercado. Justamente os i Casa do Código
pontos fracos da linguagem foram os que possibilitaram que ela resistisse à erosão
do